PADIQ - Plano de Apoio à Indústria Química
Recentemente foi lançado o PADIQ (Plano de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química), este programa faz parte do INOVA EMPRESA, política pública do Governo Federal para suporte ao desenvolvimento e inovação da indústria nacional, que desde 2011 fomenta e estimula setores estratégicos da economia. Neste momento, direciona seus recursos para o setor químico.
O montante contingenciado para o programa é R$ 2, 2 bilhões, que será operacionalizado pela FINEP e BNDES, nas modalidades subvenção econômica não reembolsável, subvenção para contratação de ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia), empréstimos incentivados e aquisição de participações societárias. O programa selecionará os planos de negócio que tenham por objeto P, D e I e promovam a sinergia entre os players nacionais da inovação no ecossistema químico.
Foram elencadas as seguintes linhas temáticas para alocação dos recursos: Aditivos para alimentação animal; Derivados de Silício; Materiais Compósitos e Fibras de Carbono; Aditivos Químicos para Exploração e Produção de Petróleo; Insumos químicos para higiene pessoal; perfumaria e cosméticos (HPPC); Químicos a partir de fontes renováveis.
Com efeito, há ferramenta disponível à inovação no setor químico.
Comments